Autárquicas 2013

Independente Correia Fernandes é n.º 2 de Pizarro à Câmara do Porto

Independente Correia Fernandes é n.º 2 de Pizarro à Câmara do Porto

Manuel Correia Fernandes, independente eleito pelo PS para a Câmara do Porto em 2009, é o número dois do socialista Manuel Pizarro na corrida à autarquia portuense, numa lista que combina "experiência, renovação, militantes e independentes".

"São pessoas com carreira profissional, com presença na vida cívica do Porto, alguns militantes do PS e outros independentes, que afirmam este grande esforço de representar o Porto para além das fronteiras partidárias", afirmou esta segunda-feira o candidato do PS durante a apresentação em tribunal das listas à Câmara e à Assembleia Municipal (AM) do Porto.

Carla Miranda, atriz e programadora cultural, ocupa o terceiro lugar da lista e "valoriza a forma" como a candidatura entende "a cultura na cidade", ao passo que o número quatro, Tiago Barbosa Ribeiro, gestor de 29 anos, é a "grande aposta para o relançamento da economia" na cidade, destacou o candidato.

PUB

Pizarro garantiu estar disponível para liderar a oposição caso não vença as autárquicas, desafiou os outros candidatos a esclarecerem o assunto e chamou "conservadoras" às listas do candidato do PSD, Luís Filipe Menezes, e do independente Rui Moreira

"As duas listas da direita são muito conservadoras. A lista do candidato que até agora se apresentava como independente apresenta nos dois primeiros lugares dois vereadores de Rui Rio. É difícil afirmar que se vai fazer diferente com as mesmas figuras", criticou Pizarro.

Rui Moreira apresentou hoje como número dois o ex-vereador da Câmara do Porto Manuel Sampaio Pimentel (CDS/PP), e como número três a atual vereadora da Coesão Social, Guilhermina Rego.

"Temos duas candidaturas oriundas de centro direita que asseguram a continuidade do atual estado de coisas no Porto e uma candidatura de esquerda capaz de promover a mudança", defendeu Pizarro.

Destacando a "aposta numa enorme renovação", até pela "mudança etária" das listas, Manuel Pizarro admitiu também a "aposta na continuidade".

"Manuel Correia Fernandes é um sinal disso, mas é uma grande figura do Porto. É um orgulho para o PS e uma grande vantagem para a cidade que se tenha disponibilizado para integrar mais um a vez lista do PS", destacou Pizarro.

O arquiteto lidera a oposição socialista na Câmara do Porto desde a derrota da candidata do PS, Elisa Ferreira, nas autárquicas de 2009.

Tanto Carla Miranda como Tiago Barbosa Ribeiro são membros da AM do Porto e juntam-se a Isilda Dias, que Pizarro indicou como vereadora da Educação e do Desporto.

No sétimo lugar da lista está Justino Santos, ex-vereador da junta de freguesia de Massarelos, e José Amaral, presidente da junta de freguesia de Campanhã.

Francisco Assis, dirigente do PS, deputado na Assembleia da República e candidato à Câmara do Porto nas autárquicas de 2005, encabeça a lista à AM, seguindo-se Gustavo Pimenta, líder da bancada socialista naquele órgão autárquico.

Ana Paula Vitorino, secretária de Estado dos Transportes de José Sócrates entre 2005 e 2009, ocupa o sexto lugar da lista.

A ela juntam-se Isabel Pedroto, médica, José Luís Catarino, ex-vereador do PS na Câmara do Porto, Rodrigo Oliveira, ex-presidente da junta de freguesia de Campanhã e Orlando Soares Gaspar, ex-líder da concelhia socialista, entre outros.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG