Autárquicas 2013

Junqueiro quer acabar com "assédio de personalidade" aos presidentes das freguesias

Junqueiro quer acabar com "assédio de personalidade" aos presidentes das freguesias

O candidato do PS à câmara de Viseu, José Junqueiro, garantiu esta segunda-feira que, se for eleito, vai devolver a "decência" à política, e acabar com o que designou de "assédio de personalidade" aos presidentes das juntas de freguesia.

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o candidato prometeu criar um fundo de apoio destinado às juntas de freguesia para que cada um dos autarcas, no início de cada mandato, saiba as obras que pode concretizar.

"A ideia é criar autonomia e eficiência aos autarcas, em benefício das populações", afirmou Junqueiro que, quer incrementar "transparência" e eliminar o "assédio de personalidade".

Segundo explicou, ao longo de décadas, as freguesias de todos os concelhos do país, quando eleitas por um partido diferente das câmaras municipais, "são estranguladas", apontou, dando um exemplo do que diz ter sucedido em Viseu, onde a câmara municipal é do PSD.

" A freguesia de Bodiosa que foi eleita pelo PS recebeu 50 mil euros, ao longo do último mandato, o que prejudicou as populações", afirmou.

"Sabemos que nem todos os autarcas vão ser eleitos pelo Partido Socialista , mas garantimos que nenhum autarca será prejudicado", assegurou. " Nós vamos devolver decência à política", concluiu.

Junqueiro disse ainda que pretende dar continuidade, uma vez por mês, às reuniões descentralizadas entre a câmara municipal e as 25 freguesias do concelho, uma prática implementada e levada a cabo pelo atual presidente da câmara de Viseu, Fernando Ruas.

O candidato do PS anunciou ainda a criação de uma Loja Móvel de Cidadania, destinada a prestar vários serviços às populações mais isoladas das freguesias.

"Será uma viatura com todos os serviços electrónicos para resolver os problemas das pessoas", anunciou o candidato.

"Uma pessoa que viva em Côta tem de vir a Viseu para levantar uma carta registada. Com este serviço deixará de ter de o fazer", exemplificou.

Caso ganhe as eleições,Junqueiro promete também criar Comissões Sociais das freguesias que façam a ponte entre os casos sociais e as instituições de solidariedade social e um Gabinete de Apoio ao Agricultor.

ver mais vídeos