Autárquicas 2013

Pizarro demonstra o que é "reabilitação urbana sustentável"

Pizarro demonstra o que é "reabilitação urbana sustentável"

O candidato do PS visitou esta quarta-feira um conjunto de empreendimentos urbanos reabilitados no centro do Porto, numa demonstração daquilo que é o que designou como "reabilitação sustentável" por oposição "ao modelo falhado da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU)".

"Isto é uma reabilitação que respeita a identidade portuense, que tem mercado, e que se tivesse um pequeno apoio público, permitiria que as pessoas que sempre viveram no centro pudessem regressar", explicou Manuel Pizarro, aos jornalistas, à saída de um prédio reabilitado pela Garcia & Albuquerque, na Rua da Alegria.

A empresa pertence a dois jovens arquitetos do Porto, e tem em curso, neste momento, quinze projetos idênticos. "O custo médio do metro quadrado é de 1050 euros (metade do metro quadrado dos prédios reabilitados pela SRU), um apartamento T1 pode custar 37.500 (muito longe dos 170 mil euros da SRU)", detalhou o arquiteto Jorge Garcia Pereira.

" Esta estratégia faz do nosso modelo um caso de sucesso financeiro, porque poucos meses depois do início das obras já tínhamos o edifício todo vendido. Por outro lado, permite a pessoas com rendimentos normais viverem no centro do Porto".

Manuel Pizarro corroborou, considerando que este modelo "deve ser seguido em maior escala, para que possa abranger todas as pessoas da cidade".

Atualmente, "há 30 ou 40 casos destes, mas precisamos de centenas para podermos fomentar o mercado social de arrendamento". Ou seja, esclareceu, "para que com intervenção pública possamos ajudar pessoas com menos solvência económica a acederem a estes empreendimentos. Mas também para que os estudantes universitários voltem a residir na baixa, revitalizando a economia".

Instado a comentar a afirmação de Rui Rio, que anteontem considerou que a reabilitação urbana será o "principal obstáculo" do seu sucessor, o socialista disse ver nessa posição "um apoio" ao que defende.

"Sou quem mais tem chamado a atenção para o revelo nacional destas eleições. A SRU significa que o reconhecimento da importância da reabilitação para a economia, mas o Governo PSD/CDS não quer saber da economia e menos ainda do Porto", criticou.

Imobusiness