Autárquicas 2013

Menezes disposto a apoiar recuperação do Teatro do Bolhão

Menezes disposto a apoiar recuperação do Teatro do Bolhão

Luís Filipe Menezes está disposto a ajudar a Academia Contemporânea de Espetáculos a encontrar financiamento para recuperar o Palácio/Teatro do Bolhão, um imóvel classificado, considerado um dos edifícios mais notáveis da arquitetura civil do Porto oitocentista.

Em 1998, a Academia Contemporânea de Espetáculos (ACE) entregou na Câmara do Porto um projeto de reconversão do Palácio do Conde do Bolhão numa estrutura de formação e produção cultural. Há nove anos, o edifício foi adquirido pelo Município e cedido à ACE por 50 anos, que tem promovido uma escola de artes e uma companhia de teatro.

Mas para que a ACE continue a desenvolver a sua atividade precisa de revitalizar um edifício que se encontra bastante degradado. O projeto, apoiado pelo Estado e por fundos comunitários, está estimado em dois milhões de euros mas sofreu uma derrapagem de 200 mil euros devido a um "problema de estacaria".

"Espero que ver a situação alterada até ao verão", afirmou Menezes, disponibilizando-se para ajudar a concluir o projeto. Segundo o candidato à Câmara do Porto da coligação "Porto Forte" (PSD/PPM/MPT), "se não for possível um apoio financeiro direto", ajudará a encontrar "mais mecenas". Isto porque acredita que não é possível passar-se ao lado de "pequenas pérolas" como o Teatro do Bolhão.