euro2012

Espanha é bicampeã europeia

Espanha é bicampeã europeia

A seleção espanhola goleou a Itália, por 4-0, na final de Kiev e escreveu uma nova página na história do desporto mundial, já que "La Roja" é a primeira seleção a conquistar três torneios internacionais consecutivos. O português Pedro Proença foi o árbitro do jogo decisivo e realizou uma boa exibição.

Depois de eliminar Portugal nas meias-finais, no desempate por grandes penalidades, a equipa de Vicente Del Bosque enfrentou uma Itália disposta a contrariar o favoritismo, mas a "squadra azurra" nada pôde fazer para travar a cada vez mais armada invencível espanhola.

Com três remates na primeira parte, a Espanha saiu para o intervalo a vencer por 2-0, graças aos grandes golos de David Silva, de cabeça, e de Jordi Alba, que concluiu um passe genial de Xavi. E enquanto a Espanha marcava, a Itália não conseguia encontrar forma de bater um inspirado Iker Casillas.

O cenário não se alterou na segunda parte, embora a Espanha tenha mostrado ainda mais à vontade para suster a tímida tentativa de reação italiana. E quando a "Azzurra" conseguia ultrapassar a defesa, lá estava Casillas como derradeira barreira.

E já depois de ficar reduzida a dez elementos, por lesão de Thiago Motta quando já tinha feito as três substituições, a Itália não podia fazer mais nada e ainda viu Fernando Torres e Juan Mata escreverem o resultado mais desnivelado da final de um Europeu. Um 4-0 que fica para a história.

A Espanha torna-se, assim, no primeiro país a revalidar o título europeu e a erguer três troféus internacionais seguidos: Euro 2008, Mundial 2010 e Euro 2012. Até onde pode chegar esta "Roja"?