Portugal

Portugal pode golear Holanda e ser eliminado

Portugal pode golear Holanda e ser eliminado

A seleção portuguesa de futebol não depende de si própria para chegar aos quartos de final do Europeu de futebol de 2012, mesmo que goleie a Holanda, domingo, na jornada de encerramento do Grupo B.

Um triunfo da Dinamarca sobre a Alemanha por 4-3 ou qualquer outro resultado com diferença de um golo e ainda mais tentos marcados (5-4, 6-5, 7-6...) coloca a equipa das "quinas" fora do Euro2012, independentemente do seu resultado.

Em caso de triunfo luso e dos dinamarqueses, a fechar o agrupamento, Alemanha, Dinamarca e Portugal fecham todos com seis pontos, fazendo-se o desempate pelo confronto direto.

Com a vitória da Dinamarca, somariam todos três pontos nos jogos entre eles, passado o desempate a ser feito pela diferença de golos.

Portugal fecharia sempre com 3-3 (0-1 com a Alemanha e 3-2 á Dinamarca), enquanto a Alemanha tem presentemente 1-0 (a Portugal) e a Dinamarca 2-3 (também com a equipa lusa).

Em caso de triunfo nórdico por 4-3, a Dinamarca fecharia o campeonato a três com 6-6, a Alemanha com 4-4 e Portugal com 3-3, sendo eliminado pelo critério de maior número de golos marcados nos jogos entre as equipas empatadas.

A seleção lusa pode, assim, ficar de fora mesmo que goleie os vice-campeões mundiais, mas, curiosamente, também se pode qualificar para os quartos de final com um derrota.

PUB

Se a Dinamarca perder com a Alemanha e a Holanda vencer Portugal por 2-1 ou qualquer outro resultado com um tento de diferença e mais golos marcados (3-2, 4-3, 5-4...), será o "onze" de Paulo Bento a seguir em frente, como segundo do Grupo B.

O empate com a Holanda também pode valer os dois cenários: o apuramento, se a Dinamarca empatar ou perder com a Alemanha, e a eliminação, se os nórdicos vencerem.

Hoje, na segunda jornada, Portugal venceu a Dinamarca por 3-2, graças a um tento de Silvestre Varela, aos 87 minutos, e a Alemanha superou a Holanda por 2-1, com um "bis" de Mario Gomez.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG