Portugal

Ronaldo garante a Cavaco uma "equipa concentradíssima"

Ronaldo garante a Cavaco uma "equipa concentradíssima"

O capitão da seleção portuguesa de futebol, Cristiano Ronaldo, garantiu esta segunda-feira ao presidente da República uma "equipa concentradíssima" no Euro2012 para fazer "um grande trabalho".

Com toda a comitiva das "quinas" na sala dos Embaixadores do Palácio de Belém, em Lisboa, o avançado madeirense entregou uma camisola oficial da seleção a Cavaco Silva, com o número 1 e o seu nome nas costas e convidou-o a assistir a um dos jogos ao vivo.

Antes do jogador do Real Madrid, o selecionador Paulo Bento tinha afiançado o "valor" da equipa por si treinada, pronta a "dignificar o nome do país", assumindo que pretende "atingir o maior sucesso possível, mas não prometê-lo".

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, congratulou-se com o facto de estarem em Belém, de onde "os descobridores partiram para encontrar novos rumos".

"Temos a ansiedade e o desejo de descobrir novos Mundos no futebol e honrar o nome de Portugal nesta nova aventura por terras da Polónia e da Ucrânia", disse o líder federativo.

O chefe de Estado e antigo primeiro-ministro destacou a "responsabilidade" dos 23 selecionados para com as gerações mais novas de portugueses, aconselhando "trabalho, coragem e dignidade" como receita para o sucesso no evento que decorre entre 8 de junho e 01 de julho.

"É nos grandes momentos que o Povo português se agiganta", sintetizou, depois de garantir que todos os cidadãos lusos apoiam a seleção liderada por Paulo Bento e que "o mais importante é cada jogador colocar o seu talento ao serviço do coletivo, com verdadeiro espírito de equipa".

Quer à entrada da residência oficial do presidente da República, quer à saída, o autocarro decorado com a inscrição "11 por Todos por 11" foi saudado por algumas dezenas de cidadãos, superados pelo número de agentes da Polícia de Segurança Pública e da Guarda Nacional Republicana, somente com alguma concorrência por parte dos muitos profissionais da Comunicação Social.

Portugueses agigantam-se nos momentos difíceis

O presidente da República deixou votos do "maior sucesso desportivo" à seleção portuguesa que partiu esta segunda-feira para o Euro2012, lembrando que é nos momentos "particularmente difíceis que o povo português se agiganta".

"Os portugueses confiam, têm esperança no desempenho da seleção nacional de futebol de Portugal, não têm a mínima dúvida no empenho e na dedicação de cada um dos seus membros", disse o chefe de Estado, na cerimónia no Palácio de Belém.

Desejando "o maior sucesso desportivo" e as "melhores felicidades" à seleção nacional de futebol, Cavaco Silva sublinhou que a tarefa que espera os jogadores na Polónia "não é uma tarefa fácil".

"Todos sabemos que é nos momentos particularmente difíceis que o povo português se agiganta e o mesmo irá acontecer com a seleção nacional de futebol", frisou, reiterando que os portugueses têm "muita esperança" no desempenho da seleção e consideram que está à altura do desafio.

O Presidente da República reforçou ainda a ideia que a seleção não deve duvidar do apoio que têm por parte dos portugueses, nomeadamente aqueles que estão espalhados pelos "cinco partes do mundo".

"Estou certo, os portugueses estão certos, que não faltará a vontade, não faltará a determinação, não faltará a energia por parte de todos, jogadores e equipa técnica para que logo no primeiro jogo saiu honrado em termos desportivos o nome de Portugal", disse.