Festivais de Verão

Enchente na mira

Os primeiros dados não enganam: há mais gente na edição deste ano em relação a 2010. Para perceber a evidência, basta ver como as milhares de tendas preenchem já a quase totalidade do recinto dedicado ao campismo, apesar de, ao longo do dia, serem ainda muitos os que se foram instalando.

Além das obrigatórias tendas, poucos dispensaram os 'packs' de cerveja, antídoto ideal contra as elevadas temperaturas (meteorologicamente falando e não só) aguardadas até ao final de semana.

Ao final da tarde, eram às centenas os corpos distendidos nas margens do rio Taboão que se espraiavam langorosamente pelo relvado, combatendo as horas que faltavam até à abertura das portas, às 20 horas, através dos mais variados subterfúgios, desde os jogos de cartas às clássicas peladinhas, com ou sem dotes futebolísticos. Mais numerosos ainda eram os que se deleitavam nas numerosas esplanadas, indiferentes à necessidade de terem que encontrar com a máxima brevidade possível um lugar de campismo ainda apetecível.

Pela amostra recolhida, Pulp, a larga distância, e Mogwai são as bandas mais aguardadas pelo público, logo seguidas por Death from Above 1979 e Two Door Cinema Club. Mas não falta também quem espere ser surpreendido por algum dos numerosos artistas emergentes que integram o cartaz deste ano, saudado pelos mais puristas como o regresso à essencia de um festival que ao longo dos anos estreou em solo lusitano nomes que, pouco depois, saltariam para estádios e pavilhões.

"Para o cartaz deste ano ser perfeito só faltam mesmo os Explosion in the Sky", bradou um grupo de festivaleiros de Famalicão, confessos admiradores da banda norte-americana de pós-rock.

Entretanto, a organização já anunciou os substitutos dos norte-americanos Foster the People e Jamaica, que cancelaram as respectivas actuações. Trata-se da artista espanhola Maika Makovski, decisão que deve agradar aos muitos espanhóis que frequentam o festival minhoto, e dos Summercamp, oriundos dos Estados Unidos.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG