Festivais de Verão

Entusiastas de Vilar de Mouros recordam 1º festival de verão em Portugal

Entusiastas de Vilar de Mouros recordam 1º festival de verão em Portugal

Os 30 anos do Festival de Vilar de Mouros vão ser assinalados, esta terça-feira, com um pic-nic na aldeia de Caminha onde, em 1982, os U2 tocaram.

A ideia nasceu no Facebook e deu lugar ao evento "Remember Vilar de Mouros'82". Além de recordar o primeiro festival e os seus símbolos, como a t-shirt e o pin oficial, os participantes no pic-nic preparam-se para ver vídeos dos concertos de então como os Echo & The Bunnymen, Tom Robinson Band, Durutti Column, Stranglers, Gist, Johnny Copeland Chicago Blues Band, Renaissance e Erika Pluhar.

O Vilar de Mouros de 1982 durou nove dias e lançou um novo conceito na organização deste tipo de eventos em Portugal.

A 31 de julho de 1982, a música começou ao som dos Heróis do Mar, Echo & The Bunnymen e The Stranglers, enquanto que no dia seguinte o concerto ao piano juntou, entre outros, a Orquestra Sinfónica e Vitorino de Almeida.

Por entre convidados tão diferentes como Jafumega, grupos folclóricos ou os Pauliteiros de Miranda, os U2 tocaram no dia 3.

O público pagou 400 escudos, enquanto que o passe para todos os espetáculos ficava por 1.300 escudos.

O pic-nic desta terça-feira acontece num ano em que a música volta a estar afastada daquela aldeia, depois de a organização do Energie Music ter decidido cancelar a repetição daquele festival dedicado à música eletrónica, agendado para este verão.

Após um interregno de cinco anos, a música, ainda que totalmente diferente do conceito inicial, regressou em 2011 ao recinto de Vilar de Mouros, mas este ano não se realiza devido a cortes no orçamento do principal patrocinador.

Desde 2006 que o festival já não se realiza, embora a música tenha regressado ao recinto em 2011 no registo "eletrónico".

Em agosto de 2011, durante 16 horas e com um cartaz que custou cerca de 400 mil euros, o festival eletrónico levou a Vilar de Mouros cerca de 10.000 pessoas, o que ainda assim gorou as expectativas da organização, em grande medida pelas condições meteorológicas adversas que se registaram.

ver mais vídeos