Hugo Chávez

Hugo Chávez alerta para risco de "guerra nuclear"

Hugo Chávez alerta para risco de "guerra nuclear"

O presidente venezuelano Hugo Chávez alertou para o risco de uma "guerra nuclear" no Médio-Oriente com consequências planetárias, em consequência das tensões entre o Irão e os países ocidentais sobre o dossier nuclear.

"Neste momento, existe uma ameaça de guerra nuclear" que "poderá ser o fim do mundo", afirmou Chavez, aliado do Irão.

Para o chefe de Estado da Venezuela, "os primeiros culpados (deste risco) são o governo dos Estados Unidos e os seus aliados, incluindo Israel, que possuem bombas atómicas".

Os americanos e europeus exerceram pressões sobre o Irão desde a publicação, na semana passada, do relatório da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), que apresentou indícios fortes de que o Irão estaria a trabalhar no desenvolvimento da bomba atómica.

O Irão rejeitou entretanto as acusações da AIEA.

Na segunda-feira, a União Europeia declarou estar pronta a reforçar as sanções contra o Irão, mas os países europeus divergem sobre a forma de retaliação.

No domingo, no final da cimeira do Fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), o presidente americano Barack Obama disse que a comunidade internacional está unida face ao programa nuclear do Irão.

Outras Notícias