Islândia

20 mil voos cancelados em toda a Europa

20 mil voos cancelados em toda a Europa

Cerca de 20 mil voos previstos para hoje, domingo, em toda a Europa encontram-se cancelados devido ao encerramento da "maior parte" do espaço aéreo europeu, causado pela nuvem de cinzas vulcânicas oriundas da Islândia.

O último balanço da Agência Europeia para a Segurança e Navegação Aérea – Eurocontrol indica que apenas 4 mil dos 24 mil voos previstos durante o dia de hoje, domingo, poderão operar.

Entre quinta-feira e o final do dia de hoje, domingo, serão cerca de 63 mil os voos cancelados em toda a Europa, devido à nuvem que se formou com a erupção do vulcão Eyjafallajokull, na Islândia.

Segundo a Eurocontrol, os países europeus que encerraram total ou parcialmente o espaço aéreo são: Áustria, Bélgica, Croácia, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, a maior parte de França, Hungria, Irlanda, norte de Itália, Holanda, Noruega, Polónia, Roménia, Servia, Eslovénia, norte de Espanha, Suécia, Suíça, Ucrânia e o Reino Unido.

Entretanto, o espaço aéreo da Croácia e Roménia foi reaberto.

Actualmente, "não se proporcionam serviços de controlo do tráfego aéreo na maior parte do espaço aéreo europeu", apontou a Europol, em função dos dados disponíveis pelas 11:30, hora de Lisboa.

Outras Notícias