Srebrenica

775 vítimas são sepultadas hoje no aniversário do massacre de Srebrenica

775 vítimas são sepultadas hoje no aniversário do massacre de Srebrenica

O presidente da Sérvia Boris Tadic estará presente em Potocari, no 15.º aniversário do massacre de Srebrenica, na Bósnia, assinalado, hoje, domingo.

Além do presidente da Sérvia Boris Tadic, que já tinha assistido em 2005 à cerimónia do 10º aniversário do massacre, os presidentes croata, Ivo Jpsipovic, e montenegrino, Filip Vujanovic, e ainda o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, também deverão comparecer em Potocari.

Cerca de oito mil homens e adolescentes muçulmanos em idade de combater foram mortos em Julho de 1995, pelas forças sérvias bósnias que tomaram de assalto o enclave de Srebrenica, então uma "zona de segurança" da ONU.

O massacre foi qualificado de genocídio pelo Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia (TPIJ) e pelo Tribunal Internacional de Justiça, a mais alta instância jurídica da ONU.

Até ao momento, cerca de 6500 dos 8000 mortos foram identificados por testes ADN. 3749 vítimas, exumadas de dezenas de fossas comuns e identificadas, foram enterradas no centro memorial. Este ano, serão colocados 775 caixões neste local simbólico, o número mais elevado desde os primeiros enterros das vítimas, em 2003.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG