Espanha

A fivela em forma de granada que fez parar comboios em Barcelona

A fivela em forma de granada que fez parar comboios em Barcelona

A suposta ameaça que fez soar os alarmes, esta quarta-feira de manhã, na principal estação de Barcelona (Barcelona Sants) e na estação de Atocha, em Madrid, era nem mais nem menos do que uma fivela em forma de granada.

Uma passageira preparava-se para entrar num comboio de alta velocidade (AVE) na capital espanhola, com destino a Atocha (Madrid), quando o controlo de segurança detetou um objeto suspeito, potencialmente explosivo, dentro da bagagem da mulher. Os funcionários da estação deram ordem imediata de evacuação das linhas três e quatro, como viria a polícia catalã a confirmar no Twitter, pouco depois. O caso, ocorrido cerca das oito horas desta quarta-feira (sete horas em Portugal continental), acabou em bem, depois de a equipa de segurança ter confirmado que a ameaça era falsa.

Os Mossos d'Esquadra difundiram, durante a manhã, a imagem do conteúdo da mala onde se vê o objeto que espoletou o caos. Parece uma granada de mão, mas trata-se na realidade de uma fivela de cinto que, por acaso, tem a forma de um explosivo.

As autoridades confirmaram que a ameaça foi "falso alarme" e as estações afetadas na circulação - em Barcelona e Madrid - já estão a recuperar o normal funcionamento.