Um jornalista perguntou a Trump se estava arrependido de todas as mentiras que contou ao povo americano durante a presidência. O magnata sentiu o toque e passou à pergunta seguinte.
À segunda, foi de vez. "Senhor presidente, depois de três anos e meio, arrepende-se sequer de todas as mentiras que disse ao povo americano?" Em face de tão desassombrada e direta pergunta, Donald Trump reagiu com visível incómodo. "De todas as quê?" O jornalista explicou, "de todas as mentiras, senhor presidente". Atrapalhado, o magnata passou a outro jornalista.
"Não sei porque me deu a palavra. Já tinha tentado perguntar-lhe isto antes, em março, mas interrompeu-me a meio", disse o autor da pergunta, Shirish Date, um jornalista indo-americano que assina apenas como S. V. Dáte.
"Talvez não me tenha reconhecido desta vez", atirou o jornalista do "Huffington Post", surpreendido por ter conseguido erguer a voz a confrontar Donald Trump com uma inconveniente verdade.
Segundo o jornal norte-americano "The Washington Post", nos três anos e meio de presidência, Donald Trump contou aos americanos mais de 20 mil mentiras ou informações falsas.
"As mentiras são a questão central da presidência de Trump", disse Dáte, explicando ao jornal britânico "The Guardian" o que o levou a fazer esta pergunta específica durante uma conferência de imprensa na Casa Branca, em Washington, na quinta-feira.
Vaté disse que não ficou surpreendido com o silêncio do presidente dos EUA e garante que não se calará. Se voltar a ter a oportunidade de pegar no microfone na sala de imprensa da Casa Branca a pergunta voltará a ouvir-se.