Tailândia

A "praia de DiCaprio" vai continuar fechada por tempo indeterminado

A "praia de DiCaprio" vai continuar fechada por tempo indeterminado

A praia de Maya Bay, na ilha de Koh Phi Phi Leh, na Tailândia, vai continuar fechada por tempo indeterminado, para que se possa reverter os danos causados pela visita de milhões de turistas. Aquela zona balnear ficou famosa devido ao filme "A Praia", protagonizado por Leonardo DiCaprio.

Depois de as autoridades tailandesas terem alertado, em abril, que a praia seria encerrada por quatro meses a partir de junho, agora a decisão é que a área permaneça interdita durante pelo menos um ano.

A praia de pequena dimensão sofreu graves danos ambientais nos últimos anos, recebendo até cinco mil turistas e 200 barcos por dia.

Estima-se que 80% do coral ao redor da baía foi destruído graças à poluição deixada por visitantes, desde o lixo aos barcos e protetor solar.

Songtam Suksawang, diretor do departamento dos parques nacionais da Tailândia, citado pelo "The Guardian" disse: "Todos os meses fazemos uma avaliação e descobrimos que o sistema ecológico foi gravemente destruído pelo turismo".

"É muito difícil remediar e reabilitar porque a praia ficou completamente destruída, bem como as plantas", acrescentou Suksawang, concluindo que será "impossível" que a recuperação "ocorra no tempo previsto".

Apesar dos danos evidentes causados nos últimos anos, as autoridades estavam relutantes em fechar a praia, uma vez que aquele local gera cerca de 400 milhões de baht (cerca de 10 milhões de euros) de receita por ano.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG