Espaço

A Terra tem uma nova lua e é do tamanho de um carro

A Terra tem uma nova lua e é do tamanho de um carro

O planeta Terra tem uma nova lua, que é pequenina, do tamanho de um carro. No passado dia 19, astrónomos do centro Catalina Sky Survey, no Arizona, EUA, "apanharam" um objeto em movimento rápido, ao qual foi dado o nome 2020 CD3.

Nos dias seguintes, investigadores de outros seis observatórios pelo mundo visualizaram o objeto e calcularam a sua órbita, confirmando que está gravitacionalmente ligado à Terra, pelo menos, há cerca de três anos.

O anúncio divulgado pelo Minor Planet Center, um centro que monitoriza pequenos objetos no espaço, afirma que "não foi encontrada ligação com um objeto artificial conhecido", o que indicia que é provavelmente um asteroide capturado pela gravidade da Terra ao passar.

Este é o segundo asteroide conhecido a ser captado pela Terra como uma mini lua - o primeiro, denominado 2006 RH120, girou em torno do planeta azul entre setembro de 2006 e junho de 2007.

Estima-se que a nova lua, a 2020 CD3, terá entre 1,9 e 3,5 metros, aproximadamente o tamanho de um automóvel. Circula em torno da Terra uma vez a cada 47 dias, numa órbita oval que na maioria das vezes sai da órbita da Lua.

Por não ter uma órbita estável, a 2020 CD3 será, provavelmente, "lançada" para longe da Terra. "Está a afastar-se do sistema Terra-Lua neste momento", explicou Grigori Fedorets, da Queen's University Belfast, no Reino Unido, citado pela revista NewScientist. Provavelmente, irá "escapar" em abril, acrescentou.

No entanto, há diferentes projeções da sua trajetória e nem todas são consensuais. Serão precisas mais observações para apurar com maior exatidão o destino desta mini lua e se realmente é uma lua "temporária" e não um pedaço de lixo espacial.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG