O Jogo ao Vivo

Irão

"A única solução para o Irão é diálogo e não as sanções"

"A única solução para o Irão é diálogo e não as sanções"

A única solução para o Irão é o diálogo e não as sanções, disse o novo presidente do país, Hassan Rohani, no primeiro discurso perante o parlamento após ter sido empossado.

"Não podemos fazer ceder o povo iraniano (nos seus direitos nucleares) pelas sanções e ameaças de guerra. A única maneira de interagir com o Irão é o diálogo em pé de igualdade, o respeito mútuo para fazer baixar as hostilidades", disse Rohani, no parlamento do país.

O novo presidente iraniano, o moderado Hassan Rohani, dirigia esta parte do discurso aos países ocidentais, que no último ano impuseram sanções económicas sem precedentes que estão a estrangular a economia.

O clérigo moderado Hassan Rohani foi investido no sábado como presidente do Irão após a confirmação da sua eleição pelo guia supremo da República Islâmica, o ayatollah Ali Khamenei.

Rohani, de 64 anos, sucede na liderança iraniana ao polémico Mahmud Ahmadinejad.

Considerado um moderado, pela experiência como negociador nuclear sob a presidência do reformista Mohammad Khatami e pelas críticas que fez ao conservador Ahmadinejad, Rohani prometeu uma abordagem "construtiva" ao Ocidente, assegurando no entanto que não haverá qualquer "rendição".

Um apoiante incontestável da Revolução Islâmica de 1979, Rohani tem um percurso marcado por cargos políticos importantes: deputado (1980-2000), secretário do conselho supremo de segurança nacional (1989-2005), do qual continua a ser membro, e principal negociador nuclear (2003-2005), quando o Irão aceitou uma moratória ao enriquecimento de urânio, o principal objetivo das potências ocidentais nas negociações sobre o programa nuclear.

PUB

Depois de ser empossado pelo parlamento, Rohani tem dez dias para apresentar o seu governo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG