Hilaree Nelson está desaparecida no Nepal depois de cair numa fenda de gelo com mais de 600 metros de profundidade. A montanhista estava a descer o oitavo pico mais alto do mundo quando escorregou. Buscas estão a ser realizadas.
A reputada montanhista norte-americana tinha acabado de conquistar mais uma vitória quando o acidente aconteceu. Hilaree Nelson caiu numa fenda de gelo com mais de 600 metros de profundidade depois de chegar ao cume da montanha Manaslu, no Nepal.
Nelson e o seu parceiro Jim Morrison chegaram ao pico da montanha por volta das 11.30 horas, segundo a revista "Outside".
Jiban Ghimire, diretor administrativo da Shangri-La Nepal Trek, a empresa de orientação que estava a colaborar com Nelson e Morrison, disse que a equipa recebeu uma chamada na segunda-feira a dizer que a montanhista tinha caído numa fenda.
"A dupla alcançou o cume de Manaslu às 11.30 horas, horário local. E, cerca de 15 minutos depois, recebi uma chamada da equipa que estava no acampamento a dizer que a lâmina (de Nelson) derrapou e acabou por cair do outro lado do pico", disse Ghimire à revista.
Devido a uma avalanche na mesma montanha, que aconteceu no mesmo dia, vitimando uma pessoa e ferindo uma dúzia, as buscas não puderam ser feitas de imediato. As autoridades afirmam que estão a fazer de tudo para localizar a atleta de 49 anos, mas, devido ao mau tempo, as buscas tornam-se impossíveis de ser realizadas.
Foram organizados dois resgates separados, para encontrar a montanhista e os restantes feridos que se encontram em lados opostos da montanha. Sete já foram salvos.
Morrison encontra-se em segurança e conseguiu regressar ileso ao acampamento.
Hilaree Nelson e Jim Morrison estão entre os melhores e mais promissores alpinistas do mundo. Tendo sido os primeiros a esquiar o quarto pico mais alto do mundo, também situado no Nepal e a atleta de 49 anos é a primeira mulher a escalar o Monte Everest e o Monte Lhotse num único período de 24 horas.