O Jogo ao Vivo

Nepal

Alpinista desaparecida depois de cair em fenda com 600 metros

Alpinista desaparecida depois de cair em fenda com 600 metros

Hilaree Nelson está desaparecida no Nepal depois de cair numa fenda de gelo com mais de 600 metros de profundidade. A montanhista estava a descer o oitavo pico mais alto do mundo quando escorregou. Buscas estão a ser realizadas.

A reputada montanhista norte-americana tinha acabado de conquistar mais uma vitória quando o acidente aconteceu. Hilaree Nelson caiu numa fenda de gelo com mais de 600 metros de profundidade depois de chegar ao cume da montanha Manaslu, no Nepal.

Nelson e o seu parceiro Jim Morrison chegaram ao pico da montanha por volta das 11.30 horas, segundo a revista "Outside".

PUB

Jiban Ghimire, diretor administrativo da Shangri-La Nepal Trek, a empresa de orientação que estava a colaborar com Nelson e Morrison, disse que a equipa recebeu uma chamada na segunda-feira a dizer que a montanhista tinha caído numa fenda.

"A dupla alcançou o cume de Manaslu às 11.30 horas, horário local. E, cerca de 15 minutos depois, recebi uma chamada da equipa que estava no acampamento a dizer que a lâmina (de Nelson) derrapou e acabou por cair do outro lado do pico", disse Ghimire à revista.

Devido a uma avalanche na mesma montanha, que aconteceu no mesmo dia, vitimando uma pessoa e ferindo uma dúzia, as buscas não puderam ser feitas de imediato. As autoridades afirmam que estão a fazer de tudo para localizar a atleta de 49 anos, mas, devido ao mau tempo, as buscas tornam-se impossíveis de ser realizadas.

Foram organizados dois resgates separados, para encontrar a montanhista e os restantes feridos que se encontram em lados opostos da montanha. Sete já foram salvos.

Morrison encontra-se em segurança e conseguiu regressar ileso ao acampamento.

Hilaree Nelson e Jim Morrison estão entre os melhores e mais promissores alpinistas do mundo. Tendo sido os primeiros a esquiar o quarto pico mais alto do mundo, também situado no Nepal e a atleta de 49 anos é a primeira mulher a escalar o Monte Everest e o Monte Lhotse num único período de 24 horas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG