Reino Unido
Boris terá festejado aniversário com 30 pessoas durante o confinamento
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson
Foto Afp
O primeiro-ministro britânico Boris Johnson quebrou as regras de confinamento ao fazer uma festa de aniversário com até 30 pessoas em Downing Street em 2020, alegou um canal de televisão britânico esta segunda-feira.
Esta alegação surge numa altura em que o primeiro-ministro britânico luta pela sobrevivência após o escândalo crescente sobre festas durante o confinamento em Downing Street com a presença dele e da sua equipa, atualmente objeto de uma investigação.
A ITV informou que a então noiva de Johnson, Carrie Symonds, com quem, desde então, Boris se casou, organizou uma festa surpresa para o seu aniversário de 56 anos em 19 de junho de 2020 com até 30 funcionários. Segundo o canal, os presentes incluíam um designer de interiores que estava a trabalhar no apartamento do primeiro-ministro, Lulu Lytle.
O mesmo órgão britânico alega que Carrie Symonds e Lulu Lytle presentearam Boris Johnson com um bolo e a festa durou cerca de meia hora.
De acordo com as regras em vigor na altura, só eram permitidas reuniões sociais com até seis pessoas no exterior.
Segundo Downing Street, a equipa juntou-se brevemente após uma reunião e Johnson esteve presente durante menos de 10 minutos. Downing Street disse ainda que a alegação sobre a festa é "totalmente falsa".
Os críticos acusam Boris Johnson de mentir ao parlamento sobre o que sabia e quando em relação às festas realizadas em Downing Street numa aparente violação das restrições pandémicas do Governo nos últimos dois anos.