Mundo

Morreu Bob Dole, herói da II Guerra Mundial e ex-senador dos EUA

Bob Dole morreu aos 98 anos

Foto Afp

Bob Dole, que passou de ferido grave na II Guerra Mundial para se tornar senador dos EUA durante cinco mandatos e candidato à presidência do Partido Republicano em 1996, morreu, este domingo, aos 98 anos.

O anúncio foi feito, este domingo, pela fundação da família de Bob Dole.

"É com o coração pesado que anunciamos que o senador Robert Joseph Dole morreu esta manhã durante o sono", escreveu a Elizabeth Dole Foundation, no Twitter. "Serviu fielmente os Estados Unidos da América durante 79 anos."

Dole foi eleito para o Senado dos EUA em 1968 e reeleito em 1974, 1980, 1986 e 1992, atuando como maioria e líder da minoria no Senado ao longo dos anos. Em 1976, Dole foi escolhido por Gerald Ford para ser candidato a vice-presidente, mas os republicanos perderam para os democratas Jimmy Carter e Walter Mondale. Vinte anos depois, Dole perdeu a disputa pela Casa Branca para o democrata Bill Clinton.

Homenagens para o veterano político dos EUA surgiram rapidamente, incluindo a do ex-vice-presidente Mike Pence, que prestou homenagem a um "homem verdadeiramente grande que viveu uma vida extraordinária de serviço". "A sua falta será profundamente sentida por todos nós que tivemos o privilégio de o conhecer".

A presidente da Congresso, Nancy Pelosi, ordenou que as bandeiras no Capitólio dos EUA fossem colocadas a meia- haste em homenagem a Dole.