O Jogo ao Vivo

Polónia

Angela Merkel inicia visita ao campo de extermínio nazi de Auschwitz

Angela Merkel inicia visita ao campo de extermínio nazi de Auschwitz

A chanceler alemã, Angela Merkel, chegou, esta terça-feira de manhã, ao campo de concentração nazi de Auschwitz-Birkenau, símbolo do Holocausto durante a II Guerra Mundial.

Trata-se da primeira visita desde 1995 de um chefe de governo da Alemanha a Auschwitz, o campo de concentração e extermínio construído pela Alemanha nazi em território da Polónia, e ocorre numa altura em que se registam manifestações de antissemitismo na Europa.

Merkel é acompanhada na deslocação pelo primeiro-ministro polaco Mateuz Morawiecki e por um sobrevivente do Holocausto, Stanislaw Bartnikowski, de 87 anos, além de outros representantes da comunidade judaica.

A chanceler vai prestar um minuto de silêncio junto ao "muro da morte" onde milhares de prisioneiros foram alvejados. Está também previsto que Merkel faça um discurso e deixe uma coroa de flores.

Antes da visita, o governo alemão anunciou a doação de 60 milhões de euros à Fundação Auschwitz-Birkenau, destinados à manutenção do local onde foram assassinados 1,1 milhões de pessoas, entre as quais um milhão de judeus entre 1940 e 1945.