Cientistas

Aparente acalmia no vulcão de La Palma não significa fim da erupção

Aparente acalmia no vulcão de La Palma não significa fim da erupção

O vulcão na ilha de La Palma está calmo e aparentemente sem atividade desde as 21:00 de segunda-feira, o que não implica o fim da erupção, alertou hoje o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan).

​​​​​​ "Isto não significa que a erupção tenha terminado, porque no passado isto foi seguido por um novo surto de atividade", avisou a Involcan através da rede social Twitter.

A atividade sísmica que acompanha o movimento de lava à superfície já cessou noutras ocasiões, mas foi depois seguido por um novo período de atividade.

PUB

Neste caso, trata-se do intervalo sem atividade mais longo desde que a erupção começou, a 19 de setembro.

Esta erupção vulcânica foi até agora a mais longa de que há registo em La Palma, tendo destruído cerca de 3.000 edifícios, enterrado com lava uma grande área de terrenos agrícolas e forçado vários milhares de pessoas a abandonar as suas casas.

Não há, no entanto, qualquer registo de ferimentos ou mortes relacionadas diretamente com a erupção na ilha que tem cerca de 80 mil pessoas.

As Ilhas Canárias são uma comunidade autónoma de Espanha e um destino popular de férias, estando situadas entre a Região Autónoma da Madeira (Portugal) e a costa africana.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG