Em 2010, o antigo Duque de Iorque terá dito a Jeffrey Epstein que um encontro entre os dois "seria bom", meses após a sua libertação da prisão, segundo uma troca de emails recentemente divulgada. Andrew foi destituído dos seus títulos, estilos e honras na quinta-feira pelo irmão, o rei Carlos III.
Corpo do artigo
A correspondência eletrónica foi tornada pública dois dias depois de Andrew Mountbatten-Windsor ter sido afastado da monarquia britânica numa tentativa do Palácio de Buckingham de estancar os danos causados pelos escândalos em torno do antigo duque.
Em julho de 2009, Epstein foi detido por aliciar uma menor para prostituição. Em trocas de emails divulgadas na sexta-feira, citadas pelo jornal britânico "The Guardian", que dizem respeito ao dia 15 de abril de 2010, Epstein sugeriu ao então príncipe que se encontrasse com o ex-executivo da JP Morgan, Jes Staley - banido do setor bancário do Reino Unido, em junho deste ano, por enganar o regulador sobre a sua relação com Epstein.
Andrew respondeu que não estaria no Reino Unido, mas que encontraria Staley noutra viagem. "Também não tenho planos imediatos para passar por Nova Iorque, mas acho que deveria fazê-lo em algum momento em breve. Vou ver se consigo passar uns dias antes do verão. Seria bom encontrarmo-nos pessoalmente", acrescentou.
Os dois foram fotografados juntos no Central Park, em Nova Iorque, em dezembro desse ano, num encontro que Mountbatten-Windsor mais tarde classificou como uma "decisão errada".
Em 2019, durante a sua infame entrevista ao programa "Newsnight" da BBC, Andrew disse que apenas se encontrou com o magnata para terminar contacto de vez e que dizê-lo por telefone seria cobardia. No entanto, ficou alojado na sua mansão em Nova Iorque durante vários dias.
Mountbatten-Windsor disse que o encontro terminou num acordo mútuo para cortar o contacto, que alegou ter cumprido. No entanto, documentos judiciais divulgados em janeiro mostraram que um "membro da família real britânica", que se acredita ser o antigo duque, enviou um email a Epstein a pedir para manterem contacto próximo.
Foi revelado na sexta-feira que Mountbatten-Windsor deverá receber um grande pagamento único, bem como uma anuidade destinada a evitar que tenha gastos excessivos na sua nova vida como plebeu. Andrew terá de deixar a Royal Lodge, a residência em Windsor que ocupava há décadas.

