ONU

As mudanças esperadas de António Guterres foram notícia em todo o mundo

As mudanças esperadas de António Guterres foram notícia em todo o mundo

António Guterres tomou posse, esta segunda-feira, como secretário-geral da ONU e foi notícia em todo o mundo.

O ex-primeiro ministro português António Guterres, 67 anos, tomou posse, esta segunda-feira, como secretário-geral da ONU, na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, nos EUA.

O discurso do secretário-geral da Organização das Nações Unidas foi notícia em todo o mundo. A "Euronews" referiu que a "Revolução" Guterres chegou à ONU. O secretário-geral afirmou que "as Nações Unidas devem reconhecer as falhas e reformar a forma como funcionam". Para Guterres "a ONU tem de se concentrar mais nos resultados e menos nos processos, mais nas pessoas e menos na burocracia e deve, assim, estar preparada para mudar".

O "El País" enfatizou o desejo de Guterres de reconstruir a relação entre os cidadãos e os líderes, porque as pessoas não confiam nos Governos, nem nas instituições globais, "inclusive nas Nações Unidas" e são orientadas pelo medo.

Todavia o jornal "El Mundo" salientou algumas afirmações de Guterres sobre a paz, nas quais referiu que "a vida sem paz não faz sentido", na medida em que "não garante o desenvolvimento sustentável nem o respeito pelos direitos humanos". Para o 9º secretário-geral da ONU, "as mulheres e as jovens desempenham um papel relevante para a paz e é essencial protegê-las".

Entretanto "O Globo" adiantou que o secretário-geral da ONU comprometeu-se a lutar pela igualdade de género. Neste seguimento, o "New York Times" sublinhou a promessa do ex-primeiro ministro português de assegurar a paridade de género, o mais breve possível, dentro da própria organização.

Guterres prometeu, juntamente com a reforma da ONU e a prevenção para a paz, solucionar o conflito sírio, assegurar o Acordo de Paris para o desenvolvimento sustentável e certificar-se de que existem resultados concretos nos Estados membros.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG