Pandemia

As primeiras vacinas contra a covid-19 chegaram esta quarta-feira a Gaza 

As primeiras vacinas contra a covid-19 chegaram esta quarta-feira a Gaza 

O primeiro lote de mil doses de vacinas contra o novo coronavírus chegou esta quarta-feira à Faixa de Gaza, revelaram as autoridades israelitas que, inicialmente, tinham bloqueado a entrega ao território palestiniano.

"Nesta quarta-feira, de manhã, mil vacinas Sputnik V oferecidas pela Rússia (...) foram transferidas pela Autoridade Palestiniana para a Faixa de Gaza depois de ter obtido autorização", disse Cogat, o organismo israelita encarregue das operações civis nos territórios palestinianos.

O envio da vacina foi feito através da passagem de Erez, situada no norte da Faixa de Gaza, que separa Israel do enclave palestiniano e é controlado pelo Hamas.

Todavia, Israel, na segunda-feira, impediu a entrada de um carregamento de vacinas que estava a ser enviado para Cisjordânia pela Autoridade Palestiniana. O Hamas considerou uma "violação" do direito internacional. O impacto da pandemia, em Gaza, provocou 538 mortes por covid-19 e mais de 53.700 casos confirmados desde o início da crise sanitária.

Posteriormente, os palestinianos irão receber 50 mil doses, no âmbito da aliança estabelecida com a Covax, que tem como propósito a disponibilização de vacinas aos países com menos recursos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG