Ciência

As vacas também passam pela puberdade

As vacas também passam pela puberdade

Um estudo da University of British Columbia, no Canadá, afirma que as vacas também passam pela fase da puberdade, e que têm alterações de humor, assim como os humanos.

Os cientistas concluíram que as mudanças hormonais causam uma confusão emocional que tem alterações nos comportamentos das vacas que atravessam a fase da puberdade. Na infância e idade adulta, estes animais por norma têm uma atitude estável e previsível.

"O nosso estudo identificou um período de inconsistência na sua personalidade durante a puberdade", referiu Nina Von Keyserlingk, professora na University of British Columbia.

Para chegar a estas conclusões, os cientistas colocaram os animais numa arena para observar os seus comportamentos. O teste consistiu em perceber como eles reagem sozinhos e depois rodeados de objetos não familiares.

O estudo entendeu que o comportamento de alguns animais, durante a puberdade, torna-se mais imprevisível, e que há uns que se tornam mais envergonhados, enquanto outros ficam desinibidos.

Perceber como a personalidade das vacas se altera durante a puberdade é importante para melhorar a sua saúde e a produtividade. Estes animais, quando estão sob stresse, produzem menos leite, têm um sistema imunitário mais fraco e comem em menor quantidade.

"É uma altura em que nós humanos também temos alterações de humor e de personalidade. Este estudo demonstra como somos todos parecidos, quer sejamos vacas ou primatas", referiu Lori Marino, neurocientista e diretora executiva do "Kimmela Center for Animal Advocacy".

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG