O Jogo ao Vivo

Espaço

Asteroide gigante vai passar perto da Terra

Um asteroide três vezes maior do que um campo de futebol passará, esta quinta-feira, perto do nosso planeta, a 40800 quilómetros por hora.

No próximo dia 27 de junho, o asteroide 2008 KV2 passará perto da Terra a uma distância de cerca de 6,7 milhões de quilómetros, 17 vezes a distância da Lua à Terra, calculada em 384400 quilómetros.

Apesar da passagem longínqua e rápida do asteroide, a 40800 quilómetros por hora, o acontecimento não deixa de ser notável devido ao tamanho da rocha espacial. O asteroide gigante é três vezes maior do que um campo de futebol e tem cerca de 330 metros de largura, segundo o site de notícias cientificas "Live Science".

Descoberto em 2018, o asteroide começou a realizar viagens pelo espaço em 1900 e, de acordo com os cientistas que o descobriram, irá continuar até 2199. Estima-se que após a passagem de quinta-feira, o 2008 KV2 passe novamente pela Terra em 2021 e duas vezes em 2022, de acordo com o Jet Propulsion Laboratory, um centro tecnológico de pesquisa da NASA, em Pasadena, na Califórnia.

Devido ao seu tamanho, a rocha espacial, que assim como a Terra orbita o Sol, é considerada um "asteroide potencialmente perigoso", de acordo com o Centro de Estudos do Jet Propulsion Laboratory.