O Jogo ao Vivo

França

Atirador de Estrasburgo abatido pela polícia perto do local do ataque

Atirador de Estrasburgo abatido pela polícia perto do local do ataque

O atirador de Estrasburgo foi abatido pela polícia em nova operação no bairro de Neudorf, quinta-feira à noite, 48 horas depois do ataque. Estava escondido no bairro em que cresceu.

Chérif Chekatt, o francês de 29 anos que, na terça-feira, abriu fogo perto do Mercado de Natal de Estrasburgo, França, provocando a morte a três pessoas e ferindo mais de uma dúzia, foi morto pela polícia na quinta-feira à noite.

O grupo Estado Islâmico reivindicou o ataque através da agência de propaganda daquele grupo extremista, Amaq, referindo-se ao atirador como um "soldado" do grupo. Num comunicado, citado pelo grupo de monitorização de redes extremistas SITE, dizem que Chérif Chekatt "fazia parte dos soldados do Daesh e conduziu esta operação em resposta ao apelo para atingir os cidadãos [dos países] da coligação internacional" que combate o grupo terrorista na Síria e no Iraque.

O jornal francês "LE Figaro" adianta que Chekatt foi abatido por uma patrulha às 21 horas locais (20 horas em Portugal continental), num armazém da rua de Lazaret, no bairro de Neudorf, onde estava refugiado, a cerca de dois quilómetros do local onde perpetrou o ataque.

Segundo fonte policial citada pela agência France-Presse (AFP), o presumível autor do ataque "disparou contra os polícias" antes de ser neutralizado.

Uma quinta pessoa relacionada com Chérif Chekatt, o atirador do atentado do mercado de Natal de Estrasburgo, foi detida ao fim da manhã de hoje, indicou o ministério público de Paris. Os pais do autor do tiroteio e dois dos seus irmãos tinham já sido detidos na noite de terça para quarta-feira.

Três dos 13 feridos do atentado saíram hoje do hospital e outros três encontram-se "entre a vida e a morte", indicou o ministro do Interior francês, Christophe Castaner.

Mais de 700 efetivos policiais procuravam Chekatt desde o atentado, e várias operações tinham já sido realizadas em Neudorf, bairro do sul de Estrasburgo onde ele cresceu.