Alemanha

Avião de Angela Merkel fez aterragem de emergência

Avião de Angela Merkel fez aterragem de emergência

O Airbus A340 que transportava a chanceler Angela Merkel e a delegação alemã para a cimeira do G20, em Buenos Aires, Argentina, teve de fazer uma aterragem imprevista uma hora depois de descolar de Berlim.

O avião estava a sobrevoar a Holanda, com cerca de uma hora de voo, quando o comandante indicou aos passageiros que iria voltar atrás e aterrar no aeroporto Colónia-Bona por ter detetado "anomalias em vários sistemas eletrónicos", garantindo que não havia risco de segurança, segundo a agência Reuters.

"Devido a um problema técnico, o avião governamental aterrou em segurança em Colónia há poucos minutos", anunciou o gabinete da chanceler da Alemanha, cerca das 20.20 horas.

Angela Merkel estava a viajar para Buenos Aires, capital da Argentina, onde vai participar na cimeira do G20, que reúne as principais economias do mundo. No aparelho seguia também o ministro alemão das Finanças, Olaf Scholz, e vários elementos da comunicação social.

Num primeiro momento a tripulação permaneceu a bordo durante uma inspeção ao aparelho mas mais tarde acabou por ser transportada de autocarro para um hotel.

"Não vamos prosseguir hoje a viagem" para Buenos Aires, disse uma porta-voz da chancelaria, citada pela agência de notícias francesa AFP.

Localizar outro avião oficial disponível, com a correspondente tripulação, para voar diretamente para a Argentina revelou-se impossível, pelo que a dirigente alemã e a sua delegação só seguirão viagem na sexta-feira, indicaram fontes governamentais.

PUB

O novo plano de viagem implica que Merkel pernoite em Colónia, viaje de manhã para Madrid (Espanha) com uma parte da sua delegação e aí apanhe um voo comercial regular para Buenos Aires.

A chanceler alemã estará ausente da abertura da cimeira e este atraso pode complicar a agenda prevista em Buenos Aires, onde tinha encontros bilaterais marcados com os presidentes dos Estados Unidos, China, Rússia e Índia, uma vez que não conseguirá chegar antes de sexta-feira à noite.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG