Ban Ki-moon

Ban Ki-moon reeleito para segundo mandato da ONU

Ban Ki-moon reeleito para segundo mandato da ONU

O sul-coreano o Ban Ki-moon, de 67 anos, foi reeleito esta terça-feira para um segundo mandato de cinco anos como secretário-geral das Nações Unidas, durante uma votação, por aclamação, na Assembleia geral das Nações Unidas.

A Assembleia apoiou, por aclamação, a reeleição do ex-chanceler sul-coreano, cujo segundo mandato começará no dia 1 de Janeiro e terminará no fim de 2016.

Após o início silencioso do seu primeiro mandato, Ban tornou-se, nos últimos meses, cada vez mais importante no cenário internacional pela sua postura em defesa dos manifestantes nos países árabes.

Ban Ki-moon anunciou a candidatura há duas semanas. Sem adversários, a Assembleia Geral de 192 membros confirmou o novo mandato por consenso.

"Nunca houve dúvida. Pode não ser o favorito de todos, mas ninguém tem uma razão para impedi-lo", declarou uma diplomata que actua na ONU à AFP.

Ban considera as mudanças climáticas o seu principal desafio. Também prometeu defender os manifestantes que desafiam os governantes ditatoriais nos países árabes.

Outros Artigos Recomendados