Mundo

Barack Obama inicia visita ao Quénia

Barack Obama inicia visita ao Quénia

O presidente norte-americano Barack Obama chegou esta sexta-feira ao Quénia, o país de seu pai, para uma visita inédita e sob fortes medidas de segurança.

O Air Force One, o avião do Presidente norte-americano, aterrou no aeroporto internacional de Nairobi pelas 20 horas locais (18 horas em Portugal continental).

Barack Obama, que deve participar na cimeira mundial do empreendedorismo na capital queniana, efetua a sua primeira visita a este país da África oriental desde que acedeu à Casa Branca em 2009.

À descida do avião foi acolhido pelo presidente queniano Uhuru Kenyatta, que lhe apertou a mão e lhe deu um breve abraço. Na pista, estava também uma meia-irmã do presidente norte-americano.

O tráfego aéreo foi brevemente interrompido devido à sua chegada, e parte da capital foi isolada durante os dois dias da visita.

O presidente dos EUA deve pronunciar no sábado um discurso durante a cimeira do empreendedorismo, e encontrar-se com Uhuru Kenyatta para abordar questões económicas e de segurança, e o respeito pelos direitos humanos.

No plano securitário os islamitas somalis 'shebab', filiados na Al-Qaida, constituem a principal fonte de preocupação, após terem promovido no Quénia ataques de grande dimensão, como o ataque ao centro comercial Westgate em Nairobi em 2013 (67 mortos), e o massacre na universidade de Garissa (nordeste), que custou a vida a 148 pessoas em abril.

PUB

O chefe de Estado queniano afirmou aguardar que esta visita ajude o país, primeira economia regional, a recuperar uma imagem que nos últimos anos foi degradada pelos problemas securitários e em afirmar-se como uma placa giratória no continente.

Após o Quénia, Barack Obama desloca-se à Etiópia, a sede da União Africana.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG