França

"Basta", diz presidente francês na ONU sobre conflito sírio

"Basta", diz presidente francês na ONU sobre conflito sírio

O presidente francês, François Hollande, lançou um apelo urgente à comunidade internacional para acabar com a guerra na Síria, afirmando a partir da tribuna das Nações Unidas: "Basta".

"Só tenho uma única palavra para dizer: basta", disse o chefe de Estado francês, na sua intervenção na 71.ª sessão da Assembleia-geral das Nações Unidas, a decorrer em Nova Iorque.

"A tragédia síria será vista pela História como uma vergonha para a comunidade internacional se não terminarmos [com o conflito] rapidamente", declarou François Hollande.

O líder francês descreveu Alepo (norte da Síria), que é novamente alvo de ataques aéreos, como uma "cidade mártir", apontando o regime sírio como "responsável" pelo "fracasso" do cessar-fogo negociado pelos Estados Unidos e pela Rússia.

"Milhares de crianças morreram em ataques, populações inteiras estão a morrer à fome, os comboios humanitários estão a ser atacados, as armas químicas estão a ser usadas", salientou.

A partir da tribuna da ONU, Hollande colocou "quatro exigências" de Paris para o dossiê do conflito sírio: "Impor um cessar-fogo, assegurar a entrega imediata de ajuda humanitária, permitir o reinício das negociações políticas e sancionar a utilização de armas químicas".

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG