Mundo

Bilbau na rua em defesa dos presos da ETA

Bilbau na rua em defesa dos presos da ETA

Vários milhares de pessoas manifestaram-se este sábado no País Basco para defender os direitos dos presos da ETA. No mesmo dia, o PP pediu a ilegalização dos partidos que integram a coligação nacionalista basca.

A convocatória surgiu no seguimento da operação policial realizada na segunda-feira contra a Herrira, organização que defende os direitos dos presos da ETA, que se saldou com a detenção de 18 elementos.

Entretanto colocados em liberdade (quatro deles após o pagamento de uma fiança de 20 mil euros), os 18 membros encabeçaram a manifestação que este sábado percorreu as ruas de Bilbao.

Sob o lema "uma maré pelos direitos dos presos e exilados bascos", o protesto contou com a participação de figuras relevantes da sociedade basca, desde artistas a desportistas, e também com uma forte presença dos partidos pertencentes à esquerda abertzale (nacionalista) que integram a coligação Bildu, que conta com sete representantes no Congresso de Deputados em Madrid.

Os responsáveis pela convocatória divulgaram um comunicado no qual defendem "uma paz justa" e trataram de pressionar o governo de Mariano Rajoy, garantindo que não vão parar até à abertura de "uma nova etapa". Recorde-se que a ETA anunciou há dois anos o fim da luta armada, mas não a sua dissolução.

Ainda antes da saída da manifestação em Bilbau, em San Sebastián, um grupo de simpatizantes da esquerda abertzale dirigiu-se à sede do Partido Popular (PP) onde colou cartazes a favor dos presos da ETA. A ação foi imediatamente condenada pela secretária-geral do PP, Maria Dolores de Cospedal, que classificou o incidente de "agressão".

"Aqueles que defendem a violência não vão conseguir os seus objetivos", afirmou a responsável, acrescentando que a ação poderia ser considerada "uma prova" a ter em conta para a ilegalização de Bildu.

PUB

Já em Madrid, "fora máfia, olá democracia" foi o lema que juntou centenas de manifestantes contra a corrupção política.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG