Mundo

Brasil prepara lançamento de satélite para levar banda larga a todo o país

Brasil prepara lançamento de satélite para levar banda larga a todo o país

O Governo brasileiro prepara o lançamento de um satélite de comunicações para levar o serviço de banda larga a todo o país, afirmou, esta quarta-feira, em Nova Deli o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco António Raupp.

"Vamos fazer um concurso internacional que abre a possibilidade a uma cooperação tecnológica importante", disse o ministro à agência France Presse.

Raupp, que está na Índia com a presidente Dilma Rousseff para a quarta cimeira do grupo das economias emergentes, conhecidas como BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

A construção e o lançamento do satélite, da responsabilidade da Telebras e da Embraer, têm um custo avaliado em 750 milhões de reais (309 milhões de euros).

Brasil, Índia e África do Sul também vão discutir o lançamento de outro satélite para a observação do clima no Atlântico Sul. O equipamento permitirá fazer medições para "entender as anomalias com o campo magnético terrestre que deixam passar as radiações ultravioletas".

O ministro também afirmou que o Brasil prevê o lançamento conjunto com a China de dois satélites, um este ano e um em 2014.

Durante a visita à Índia, Raupp vai ainda assinar com as autoridades indianas um acordo para o programa "Ciências Sem Fronteiras", que permitirá a formação no exterior de estudantes e especialistas brasileiros nas áreas das ciências naturais e engenharia.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG