Mundo

Brasil prepara lei para facilitar vistos a estrangeiros altamente qualificados

Brasil prepara lei para facilitar vistos a estrangeiros altamente qualificados

O Governo brasileiro está a preparar uma nova lei para facilitar a concessão de vistos a profissionais estrangeiros altamente qualificados, disse, este domingo, o coordenador do grupo de trabalho que está a preparar a legislação.

O objectivo é propor um processo de imigração selectiva para incentivar a "fuga de cérebros" de países europeus, onde a crise empurrou os profissionais com estudos superiores para o desemprego.

Ricardo Paes de Barros ressalvou que se está a definir quais os limites à concessão dos vistos.

"É preciso definir até onde irá a nossa generosidade. Como vamos contribuir para aliviar a pobreza do mundo e absorver essas pessoas. A solidariedade tem de ter um limite e caber dentro das possibilidades do Brasil", disse o coordenador do jornal brasileiro "O Globo".

O Brasil tem registado nos últimos tempos um aumento do fluxo migratório.

Entre Janeiro e Setembro de 2011, o Ministério do Trabalho concedeu 51.353 autorizações a estrangeiros, um número que representa um aumento de 32,8 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior.

A falta de mão-de-obra altamente qualificada é uma das maiores deficiências da economia brasileira e afeta 69 por cento das fábricas, segundo um estudo elaborado recentemente pela Confederação Nacional da Industria.

Não obstante, o Governo brasileiro pretende introduzir mais restrições à concessão de vistos para os trabalhadores sem qualificação de países pobres, como por exemplo o Haiti, disse Paes de Barros.

Na semana passada, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, autorizou a concessão de vistos de residência de carácter humanitário a cerca de 2.400 haitianos que entraram no país nas últimas semanas pela região da Amazónia, empurrados por rumores de que aquele país sul-americano queria fechar-lhes a porta.

Outros Artigos Recomendados