Islândia

Bruxelas inicia consultas para a abertura de rotas a partir de segunda-feira

Bruxelas inicia consultas para a abertura de rotas a partir de segunda-feira

A Comissão Europeia iniciou sábado consultas com os governos da União Europeia com vista à abertura de certas rotas aéreas a partir de segunda-feira.

"O comissário Siim Kallas [Transportes] está em contacto com o Eurocontrol e as autoridades dos Estados-Membros para discutir as opções possíveis para permitir alguns voos", disse uma porta-voz de Bruxelas citada pela AFP.

No entanto, Helen Kearns sublinhou que "a segurança é primordial, e se a ciência diz que o espaço aéreo deve permanecer fechado, então ele permanecerá fechado".

A maioria dos países da UE foi obrigada a fechar o seu espaço aéreo devido à passagem de uma nuvem de cinzas causada pela erupção de um vulcão na Islândia, e apenas os do sul da União ainda permitem o voo de aeronaves.

As decisões relativas à abertura ou fecho do espaço aéreo são tomadas exclusivamente pelas autoridades nacionais em coordenação com o respectivo organismo de controlo do tráfego aéreo", disse Helen Kearns.

A Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol) não toma esse tipo de decisões, mas centraliza todas as informações que chegam dos Estados-membros.

Outras Notícias