Barack Obama

Bush felicita Obama

Barack Obama é o mais que certo candidato democrata à Casa Branca, depois da vitória nas primárias em Montana e Dakota do Sul. Hillary Clinton ainda não reconheceu a derrota mas o presidente George W. Bush já felicitou o senador.

O presidente norte-americano, George W. Bush, felicitou o senador democrata Barack Obama por se tornar o primeiro candidato negro de um grande partido na corrida à Casa Branca, considerando que tal demonstra que os Estados Unidos "evoluiram muito".

"O presidente Bush felicita o senador Obama", indicou a porta-voz da Casa Branca Dana Perino após a vitória histórica de Barack Obama sobre a sua rival democrata Hillary Clinton, que ainda não reconheceu a derrota na corrida à nomeação na sequência das últimas primárias do partido, na terça-feira.

George W. Bush "sabe por experiência que a campanha das primárias é um processo duro e o senador Obama percorreu um longo caminho antes de se tornar o candidato do seu partido", afirmou Dana Perino. "O seu feito histórico reflecte o facto de o nosso país ter igualmente percorrido um longo caminho", adiantou a porta-voz.

A secretária de Estado, Condoleezza Rice, uma das raras personalidades negras a chegar a este nível no governo norte-americano, secundou os comentários do presidente.

"Os Estados Unidos da América são um país extraordinário", declarou Rice a jornalistas que lhe pediam um comentário sobre a nomeação de Barack Obama.

A ministra, membro do partido republicano, disse não querer fazer mais comentários antes da campanha eleitoral.

PUB

George W. Bush, que apoia o candidato republicano John McCain nas eleições presidenciais que designarão o seu sucessor, quis ainda "felicitar a senadora Clinton pela sua campanha inspirada, que também entrou na História", referiu Dana Perino.

Barack Obama ganhou terça-feira, face a Hillary Clinton, o processo das primárias democratas para o escrutínio presidencial de 04 de Novembro, obtendo o número requerido de delegados e superdelegados para assegurar a sua nomeação formal no final de Agosto durante a convenção do partido.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG