Mundo

Camionistas anunciam fim de greve após acordo com o governo

Camionistas anunciam fim de greve após acordo com o governo

Camionistas brasileiros que estavam em greve desde a última quarta-feira anunciaram na terça-feira à noite o fim da paralisação, após conseguirem um acordo com o governo do país, noticiou a imprensa brasileira.

O acordo, segundo a TV Globo, prevê que a paralisação e os protestos nas autoestradas sejam suspensos e que o governo forme, a partir do próximo dia 8, um grupo de trabalho com camionistas, autoridades e empresas, para discutir as reivindicações da classe.

A reunião que culminou no acordo decorreu na terça-feira à noite, durante seis horas, entre representantes do governo brasileiro, incluindo o ministro dos Transportes, Paulo Passos, e duas associações de camionistas, uma a favor e uma contra a paralisação.

A greve nacional de camionistas brasileiros bloqueou, em dias diferentes, o trânsito em estradas de pelo menos seis estados do país, e afetou o abastecimento de alimentos no Rio de Janeiro. O preço da batata, por exemplo, mais do que duplicou, segundo a imprensa local.

Na noite de terça-feira continuavam os bloqueios na via Dutra, principal autoestrada entre o Rio de Janeiro e São Paulo, que também atrasou autocarros de passageiros e veículos.

Os camionistas reivindicavam um aumento de preço do frete e mudanças em oito pontos da nova legislação do setor, entre elas o descanso obrigatório a cada quatro horas trabalhadas. Segundo os grevistas, as autoestradas não oferecem espaços adequados para esse fim.

Outras Notícias