Mundo

Capital do Mali voltou ao "caos habitual"

Capital do Mali voltou ao "caos habitual"

O ambiente em Bamako, capital do Mali, regressou à normalidade. As ruas voltaram à agitação habitual e já não se sente tensão ao percorrer a cidade, como descreveu o fotojornalista português Daniel Rodrigues, ao JN.

Daniel Rodrigues relata que "voltou o caos a que a cidade está habituada: muitas motas, pessoas, lojas abertas". As situações de roubos e pilhagens já não se verificam há dois dias, diz o fotojornalista português. "Na segunda-feira, andei pela cidade com a minha câmara às 2 horas da manhã e não tive problemas nenhuns", conta.

Apesar do ambiente estar a voltar à normalidade, há situações que se mantêm irregulares. A estação de televisão local continua sob o controlo dos militares e a rua de acesso mantém-se fechada. A população encontra-se mal informada, "há muitas notícias contraditórias", refere Daniel Rodrigues.

Durante o dia de segunda-feira, partidos da oposição e civis organizaram uma manifestação com marcha até à rua da estação televisiva. Contudo, os militares reforçaram a força local e os manifestantes recuaram.

O capitão Amadou Haya Sanogo, líder das operações revolucionárias, é reconhecido como "presidente" entre os militares e alguns civis. Segundo o fotojornalista português, o embaixador da Argélia, grupos islâmicos e cristãos e um membro da União Europeia reuniram na segunda-feira, no campo militar, em Kati, mostrando apoiar o capitão.

A população do Mali já se encontra mais calma. Relativamente à situação polítíca atual, Daniel Rodrigues diz que "uns estão de acordo, outros não. Mas a maior parte considera que era preciso uma mudança".

O fotojornalista regressa esta madrugada de quarta-feira a Portugal, juntamente com o grupo de portugueses que se encontra com ele. Daniel conta que "estão ansiosos por sair do país e voltar a casa, mas o ambiente nos últimos dias tem sido até divertido", acrescentando que têm "partilhado muitas histórias, tentado ocupar o tempo".

O voo de regresso, pela companhia aérea TAP, está marcado para esta madrugada.

Outros Artigos Recomendados