Migrações

Caravana com cinco mil pessoas parte de Chiapas com destino aos EUA

Caravana com cinco mil pessoas parte de Chiapas com destino aos EUA

Uma caravana com cinco mil migrantes, provenientes na sua maioria da América Central, Venezuela e África, partiu esta segunda-feira de Chiapas, na fronteira sul do México, dirigida aos EUA, a maior iniciativa deste género alguma vez organizada.

A marcha coincide com a realização da Cimeira das Américas, que começou hoje, com a migração como uma das suas prioridades.

O primeiro objetivo da marcha é um escritório do Instituto Nacional de Migração (INM), uma vez que não conseguem a regularização da sua situação no México, porque em Tapachula não conseguem obter vistos por razões humanitárias.

PUB

Sob forte chuva, cobertos de guarda-chuvas, cartões, impermeáveis e toalhas, começaram a viagem às 6.30 horas (12.30 de Lisboa), ignorando as condições meteorológicas adversas, reportou o jornalista Juan Manuel Blanco, da agência Efe.

Ao fim de oito quilómetros, chegaram ao primeiro controlo, em que alguns agentes da Guarda Nacional (GN) e do INM se limitaram a observar o avanço do grupo.

O diretor do Centro de Dignificação Humana, Luis Rey García Villagrán, especificou que no total há mais de cinco mil famílias, incluindo 93 grávidas e três mil crianças.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG