Atentado

Carro bomba faz uma dezena de mortos e 100 feridos no Afeganistão

Carro bomba faz uma dezena de mortos e 100 feridos no Afeganistão

A explosão de um carro armadilhado, este domingo, na cidade de Firozkoh, na zona oeste do Afeganistão, provocou mais de uma dezena de mortos e uma centena de feridos.

"Hoje, por volta das 11 horas locais (7.30 horas em Portugal continental), os terroristas detonaram um veículo carregado de explosivos perto da entrada do quartel provincial da polícia", afirmou o Ministério do Interior em comunicado citado pela agência de notícias espanhola EFE.

Em declarações à EFE, o porta-voz do departamento de saúde, Jumagul Yaqoobi, revelou que até ao momento foram retirados do local "13 cadáveres" e que estão "95 feridos" no seu hospital na província de Ghor, a oeste do Afeganistão.

Já a agência de notícias Associated Press (AP) dá conta de 12 mortos e "mais de cem feridos", baseando-se nas declarações de Mohammad Omer Lalzad, responsável de um hospital em Ghor.

Segundo Omere Lalzad, as equipas estão a tratar dezenas de pessoas com ferimentos graves e ligeiros sendo expectável um aumento do número de mortos.

Até ao momento, ainda ninguém assumiu a autoria do atentado, que ocorreu numa altura em que se regista um aumento de ataques por parte dos Talibãs.

Enquanto decorrem as negociações de paz para pôr fim a uma guerra que se arrasta há décadas, os atentados voltam a ser destaque no Afeganistão.

Na sexta-feira, os talibãs tinham concordado em suspender os ataques no sul do Afeganistão, que já provocaram a deslocação de milhares de residentes.

Outras Notícias