Hamburgo a ferro e fogo

Carros da polícia em chamas em novos confrontos à margem da cimeira G20

Carros da polícia em chamas em novos confrontos à margem da cimeira G20

Novos confrontos foram registados, esta sexta-feira, à margem da cimeira do G20 em Hamburgo, na Alemanha, com manifestantes a incendiarem carros da polícia.


A polícia federal informou, pouco antes das 7 horas (8 em Portugal continental), sobre uma "operação em curso contra pessoas violentas", que lançaram "cocktails" Molotov e incendiaram "viaturas de patrulha" no bairro de Altona, perto de uma esquadra da polícia, de acordo com uma mensagem difundida através da rede Twitter.

Segundo as autoridades, são esperados até 100 mil manifestantes em ações à margem da cimeira do G20, marcada, esta sexta-feira, pelo primeiro encontro entre os presidentes norte-americano, Donald Trump, e russo, Vladimir Putin.

Os manifestantes pretendem impedir o acesso dos chefes de Estado ao centro de congressos.

Quatro helicópteros da polícia sobrevoavam a zona, constatou um jornalista da agência noticiosa France Presse (AFP), depois de uma noite já marcada por confrontos entre milhares de manifestantes e as forças de segurança, que causou 17 feridos ligeiros, incluindo 15 polícias.

A polícia de Hamburgo, por sua vez, referiu "uma nuvem de fumo negro" a elevar-se no oeste da cidade, enquanto viaturas "foram incendiadas" em diferentes bairros.

Os manifestantes bloquearam vários cruzamentos e "corredores de transferência", segundo a mesma fonte, perturbando as deslocações das delegações dos países mais industrializados e emergentes.

O sindicato da polícia GdP condenou na manhã de hoje "os ataques massivos de grupos de extremistas violentos", indicando que os "autoproclamados 'Black Blocks'" tomaram o controlo das manifestações pacíficas de dezenas de milhares de pessoas para atacar deliberadamente" a polícia.

Cerca de 20.000 polícias de toda a Alemanha foram destacados para a cidade portuária de Hamburgo por ocasião da cimeira face aos riscos de atentado e violência.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG