Mundo

Casa Branca publica vídeo de Obama a passear em Cuba

Casa Branca publica vídeo de Obama a passear em Cuba

A Casa Branca divulgou imagens de Barack Obama em Cuba. Da chega à ilha caribenha, vista do avião, a um passeio pelas ruas de Havana, com apoio popular e cumprimentos às pessoas.

O vídeo, colocado na página da internet da residência oficial do presidente do EUA, a Casa Branca, mostra Obama e a família dentro do avião, o "Air Force One", debruçados sobre as janelas, para ver a aproximação a Cuba.

Apesar da chuva, Obama passeou pela capital cubana, Havana, acompanhado de Michele Obama e foi acarinhado pelos cubanos. Acenou, sorriu e distribuiu alguns cumprimentos de mão.

Barack Obama é o primeiro presidente norte-americano em exercício a pisar solo cubano em quase nove décadas. A viagem vem no decurso de um processo de restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, que durante mais de meio século viveram de costas voltadas.

Após mais de 50 anos sem relações diplomáticas, os Estados Unidos e Cuba anunciaram a 17 de dezembro de 2014 uma aproximação histórica entre os dois países, separados unicamente pelos 150 quilómetros do Estreito da Florida.