Áustria

Casa onde Hitler nasceu entregue a instituição de caridade

Casa onde Hitler nasceu entregue a instituição de caridade

A casa onde Adolf Hitler nasceu, em Braunau am Inn, Áustria, vai ser remodelada e entregue a uma instituição de caridade, ordenou o Tribunal Constitucional austríaco, esta sexta-feira.

A decisão do Tribunal Constitucional surge na sequência de uma queixa por parte do antigo proprietário da casa, Gerlinde Pommer, que não concordou com a expropriação da propriedade por parte do governo austríaco, em dezembro de 2016.

O edifício esteve arrendado durante vários anos a uma instituição de caridade do estado austríaco, a Lebenshilfe, até o proprietário recusar realizar obras de remodelação. Foi aí que a instituição se viu obrigada a sair daquele espaço.

Na sequência do episódio, o governo daquele país decidiu expropriar a habitação dado que não estava a ser utilizada para nenhum fim.

Gerlinde Pommer, o proprietário, não concordou com a decisão e avançou para o tribunal que agora decidiu a favor do governo, para evitar que a casa se transforme num santuário nazi.

Adolf Hitler nasceu no piso superior daquela casa, junto à fronteira com a Alemanha, no dia 20 de abril de 1889.

As autoridades austríacas pretendem transformar a casa num centro de acolhimento para pessoas com dificuldades de aprendizagem.