O Jogo ao Vivo

Mundo

Casas evacuadas devido a incêndio no norte de Atenas

Casas evacuadas devido a incêndio no norte de Atenas

Moradores de várias urbanizações de Stamata, a nordeste de Atenas, Grécia, tiveram que abandonar hoje as suas casas por precaução, depois de um incêndio numa área florestal ter atingido casas e danificado viaturas.

O incêndio começou ao final da manhã entre as cidades de Stamata e Rodópolis, a cerca de vinte quilómetros da capital grega, e alastrou rapidamente devido aos fortes ventos que sopravam na região.

"A frente de incêndio é longa e ainda não está controlada", afirmou o presidente da Câmara de Dionysos, Iannis Karafatelis, uma das localidades atingidas pelo incêndio.

Durante o início da tarde, 310 bombeiros estiveram na área, anunciou em conferência de imprensa o vice-ministro da Proteção Civil, Nikos Jardaliás, que acrescentou que a situação melhorou consideravelmente, mas que os trabalhos de contenção das chamas continuam.

"O facto de haver muitas casas complica o nosso trabalho. Estamos a tentar salvar vidas humanas, antes de tudo o mais", disse o chefe de uma das corporações de bombeiros envolvidas no combate ao incêndio, Stefanos Kolokuris.

A Proteção Civil alertou os moradores de várias cidades da região através de mensagens curtas de texto [SMS], pedindo para fecharem janelas, portas e entradas de chaminés, para evitar que o calor entre nas casas, e o trânsito está interrompido em várias estradas

A região da Ática é uma das mais propensas a incêndios na Grécia, na maioria dos casos devido a negligência ou incêndio criminoso.

PUB

Nos arredores de Atenas, a paisagem montanhosa é pontilhada por conjuntos habitacionais, muitos deles construídos ilegalmente há décadas, que servem de residência de fim de semana ou de verão para os moradores da capital.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG