Estudo

Cavalos percebem emoções humanas através da voz e expressões faciais

Cavalos percebem emoções humanas através da voz e expressões faciais

Um estudo publicado na revista "Scientific Reports" mostrou que os cavalos conseguem compreender as emoções humanas através da voz e expressões faciais.

Os cientistas adaptaram uma técnica usada para analisar o desenvolvimento mental de crianças, mostrando imagens de humanos felizes ou zangados. Os animais ouviram também gravações de vozes a elogiar ou a repreender, algumas vezes, ao mesmo tempo, em que apareciam as imagens.

As conclusões do estudo mostraram que os cavalos reagiram duas vezes mais rápido quando a voz e a imagem não correspondiam.

PUB

Os cientistas sublinharam, então, que esta resposta dos cavalos a uma "violência expectável" indica que são capazes de integrar expressões faciais e tons de voz para perceber emoções humanas.

A responsável pelo estudo, Ayaka Takimoto, da Universidade de Hokkaido University, no Japão, disse, segundo cita o jornal "The Independent", que este estudo "pode contribuir para perceber como os humanos e os animais de companhia enviam e recebem sinais emocionais para aprofundar" as relações. Além disso, Ayaka Takimoto referiu também que esta investigação "pode ajudar a estabelecer uma melhor relação que priorize o bem-estar dos animais".

Um estudo publicado no ano passado já tinha descoberto que os cavalos conseguem perceber a linguagem corporal dos humanos, mesmo não conhecendo a pessoa. Em 2015, investigadores de Sussex, no Reino Unido, realizaram uma espécie de um dicionário com as expressões faciais dos cavalos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG