Mundo

Cem mil pessoas assinalam 25º aniversário do massacre de Tiananmen

Cem mil pessoas assinalam 25º aniversário do massacre de Tiananmen

Velas empunhadas por mais de cem mil pessoas iluminavam, esta quarta-feira, ao início da noite, o Parque Victoria, em Hong Kong, para assinalar o 25º aniversário do massacre de Tiananmen.

A homenagem às vítimas do massacre de Tiananmen começou às 13.00 horas deLisboa.

Os participantes entoaram algumas músicas, e uma delas, "Flower of Freedom", foi ouvida na zona lateral do parque, onde estava sentado no chão um grupo de idosos, entre os quais o dono do jornal Apple Daily, segundo relataram participantes à Lusa.

Todos os anos participam neste evento milhares de pessoas, tendo-se registado em 2012 uma adesão recorde, de 180 mil pessoas, segundo a organização. Por este ano se assinalarem 25 anos sobre os acontecimentos, são esperadas até 200 mil pessoas.

No exterior do parque, também se viam várias representantes do grupo Mães de Tiananmen, a fazerem peditórios e a venderem t-shirts e pins.

A 4 de junho de 1989, o exército chinês reprimiu os manifestantes que estavam concentrados há várias semanas na praça Tiananmen, em Pequim, pedindo mais liberdade política e de expressão e o fim da corrupção no país, entre outras reivindicações.

Segundo várias Organizações Não Governamentais, morreram milhares de manifestantes enquanto o governo insiste apenas na morte de dezenas de estudantes.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG