Itália

Cenário "apocalíptico" em localidade atingida por sismo

Cenário "apocalíptico" em localidade atingida por sismo

Os dois sismo ocorridos ao final do dia em Itália provocaram vários feridos ligeiros, mas o caos e destruição bateram à porta de Ussita e Visso, no centro de Itália.

Após os sismo de magnitude 5.4 e 6.0, que foram sentidos em Roma mas tiveram epicentro perto de Perugia, temeu-se a repetição do cenário de morte de há dois meses, quando cerca de 300 pessoas morreram em Amatrice e outras aldeias próximas, mas as primeiras indicações dão apenas conta de danos materiais graves.

"Foi um sismo muito forte, apocalíptico. Pessoas a gritar nas ruas e agora estamos sem eletricidade", contou aos jornalistas o presidente da câmara local, Marco Rinaldi. As imagens partilhadas nas redes sociais corroboram a descrição, com vários prédios caídos e destroços pelas ruas.

"Muitas casas desabaram. A nossa terra está destruída", continuou a descrever Rinaldi, lembrando o momento em que sentiu o segundo abalo. "Foi muito longo. Terrível", lamentou.

PUB

Apesar de o impacto do sismo ter destruído várias estruturas, a Proteção Civil italiana adianta que neste momento há apenas registo de duas vítimas com ferimentos.

Em Castel Santangelo, epicentro do primeiro sismo, Mauro Falcucci descreve um momento "muito duro", em que se aguarda a chegada das equipas de emergência.

Dezenas de feridos assistidos no hospital

Várias dezenas de pessoas foram esta noite às urgências depois dos dois sismos registados no centro de Itália, mas não há feridos graves, disse o chefe da proteção civil, Fabrizio Curcio.

"A situação não é tão catastrófica como se pensou inicialmente", disse, em conferência de imprensa em Rieti, centro, salientando que houve alguns feridos e "muito pânico".

As equipas de socorro transportaram alguns feridos ligeiros para as emergências de diferentes hospitais da região e dezenas de outros tinham pequenos ferimentos.

"Não há registo de nenhuma situação grave", salientou Fabrizio Curcio.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG