Apenas uma dúzia de turistas britânicos, em cerca de 420, permanece de quarentena na estância de esqui de Verbier, na Suíça, depois de muitos terem escapado, vários durante a noite, arriscando multas pesadas por incumprimento do confinamento obrigatório de dez dias.
O número é avançado pelo jornal britânico "The Guardian", não se conhecendo para já quantos turistas é que de facto quebraram as regras impostas pelo Governo da Suíça aos viajantes do Reino Unido, após o surgimento neste país de uma nova variante do coronavírus, considerada 70% mais contagiosa.
"É obviamente um problema. Existe uma ordem de quarentena que não foi respeitada", admitiu o ministro da Saúde suíço, Alain Berset, citado por aquele meio. "Tivemos que decidir em poucas horas o que fazer... Que as coisas não funcionem perfeitamente numa situação destas, que os problemas surjam, é uma realidade com a qual temos que conviver", acrescentou.
As restrições do Governo suíço foram introduzidas a 21 de dezembro e tinham um efeito retroativo para aqueles que tinham chegado ao país a partir de 14 de dezembro, apanhando muitos turistas britânicos desprevenidos. Outros tantos preferiram ignorar os conselhos do Governo britânico para não viajarem para fora do país.
A medida foi alterada na véspera de Natal, de forma a permitir que os britânicos pudessem voltar a casa, tendo para isso que obedecer a "medidas especiais", como informar as autoridades locais sobre qual seria o meio de transporte utilizado. Contudo, "não está claro quantos simplesmente fugiram e quantos deixaram [a Suíca] sob a regra revista", diz o "The Guardian".
Quem fugiu à quarentena obrigatória arrisca-se a ser multado em 10 mil francos suíços, cerca de 9.180 euros.
É estimado que cerca de 3.500 turistas britânicos voaram para a Suíça nas férias de Natal, tendo muitos outros viajado de carro ou comboio. Até à semana passada, as estâncias de esqui suíças pareciam estar a beneficiar das limitações impostas noutras partes da Europa. A de Verbier, situada na comuna de Bagnes, é um destino muito popular entre os britânicos.
Este domingo, foi noticiado que cerca de 200 turistas britânicos a cumprir quarentena na estância de Verbier, perto da fronteira francesa, tinham fugido clandestinamente durante a noite. Segundo o responsável de comunicação da comuna de Bagnes, Jean-Marc Sandoz, a fuga só foi detetada após o pessoal do hotel ter reparado que os tabuleiros de refeição permaneciam intactos.
A nova variante do coronavírus SARS-CoV-2 identificada no Reino Unido já está a circular em vários países e territórios, dentro e fora da Europa.