Crise

Cerca de 30 turistas brasileiros retidos na Venezuela regressaram ao Brasil

Cerca de 30 turistas brasileiros retidos na Venezuela regressaram ao Brasil

Um grupo de cerca de 30 turistas brasileiros, que estava detido no Monte Roraima, na Venezuela, conseguiu regressar ao Brasil na noite deste domingo, após a intervenção do apoio consular, informou à Lusa o proprietário da agência turística.

"Foi uma situação um pouco tensa, mas considerando as circunstâncias até ocorreu dentro da normalidade (...) Foi tranquilo e não registamos problemas maiores (...) devido à ajuda do consulado do Brasil", afirmou à Lusa Hélio Vanona, um dos proprietários de uma agência de turismo com sede no estado brasileiro de Roraima, na fronteira com a Venezuela, e que acompanhava os turistas em causa.

O Monte Roraima é o principal destino na região para quem procura turismo de aventura.

Segundo o portal de notícias G1, os turistas regressaram ao Brasil em pequenas carrinhas, pela cidade brasileira de Pacaraima, tendo ainda sido abordados pela Guarda Nacional Venezuelana.

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ordenou o encerramento, na quinta-feira, da fronteira do país com o Brasil.

O autoproclamado Presidente interino venezuelano, Juan Guaidó, apelou à comunidade internacional para que mantenha "abertas todas as opções para conseguir a libertação da pátria", o que está a ser entendido como um pedido de intervenção externa.

As autoridades venezuelanas têm impedido a entrada no país de ajuda humanitária, nomeadamente através das fronteiras da Colômbia e do Brasil, onde se têm registado confrontos, que já provocaram pelo menos quatro mortos.